A guerra dos mundos de Orson Welles - Programa de rádio
![]() |
A guerra dos mundos, por Orson Welles |
Caro leitor, confesso que ainda não li A guerra dos mundos de H.G. Wells ainda, o que por si só, já é um fato imperdoável! Mas do nada me veio a mente a lembrança que esta história tinha uma versão em áudio que fora produzida para o rádio.
Sem saber se encontraria a tal versão, me coloquei a procurá-la no youtube, o que não foi difícil. Para a minha surpresa, A guerra dos mundos produzida por Orson Welles tinha uma versão em português...
O enredo...
Durante a transmissão de um programa da rádio, boletins extraordinários interrompem a programação. Estes boletins dão informações estranhas de explosões em Marte, meteoros caindo em uma fazenda local e estranhos objetos cilíndricos. As interrupções no programa chegam a uma constante, até que o radialista passa a transmitir toda a história ao vivo.
![]() |
Orson Welles e a noticia de pânico causado por sua transmissão teatral de A guerra dos mundos |
A história...
No dia 30 de outubro (Halloween), por volta das 21 horas, a Rádio CBS (Columbia Broadcasting System) transmite o seu programa de músicas e danças Rádio Teatro Mercury para o deleite dos ouvintes. Entretanto, a todo o momento chegam informações estranhas de explosões de gases incandescentes em Martes. As explosões ao que se sabem, são de hidrogênio e vão em grande velocidade em direção a Terra. A rádio, então, envia o repórter Carl Phillips para apurar informações externas e entrevistar especialistas e autoridades [Carl será responsável por trazer credibilidade aos fatos]. Na sua primeira entrada ao vivo, Carl entrevistará o famoso astrônomo professor Richard Pierson. O astrônomo, apresenta respostas curtas e sem alardes, ao observar através de um telescópio "um disco vermelho, rodopiando sobre um mar azul com faixas transversais em volta do disco" em direção à Terra. No mesmo instante, o Chefe de divisão astronômica informa um choque de intensidade, quase de terremoto, nas imediações de Princeton. De volta aos estúdios da rádio, são informados que no Canadá foram avistadas três explosões em Marte e que nos EUA, chegam relatos de uma queda de um objeto em uma fazendo perto de Triton/Nova Jersey. Imediatamente, o repórter Carl Phillipis é encaminhado para o local da queda do suposto meteorito, distante 17 km do observatório de Princerton. Carl relata o estranho objeto que difere de um meteoro habitual, informando que se parece com um cilindro metálico de cor esbranquiçada. Em meio a confusão de curiosos e policiais, Carl entrevista algumas testemunhas oculares para relatar a estranha situação. De repente o cilindro começa a se erguer, revelando grandes olhos e tentáculos. A coisa dispara raios paralelos de calor que vão em direção dos curiosos e autoridades que ali estavam. De repente a transmissão é cortada e a rádio tenta retomar a transmissão do seu programa de rádio, quando chegam relatos de que cerca de 40 pessoas morreram queimadas, entre elas o repórter Carl Phillipis, em decorrência do ataque da criatura. A milicia local solicita apoio da rádio que cede seus recursos para transmitir toda a situação em tempo real.
![]() |
A criatura |
O Exercito é convocado para conter a criatura, oito batalhões de infantarias fortemente armados com rifles e metralhadoras cercam a criatura que retomou a sua posição inicial. De repente, o cilindro se ergue em grandes pernas, ficando acima das árvores, desferindo um mortal ataque aos sete mil soldados do exército que ali estavam. Apenas 120 sobreviveram ao brutal ataque. De repente o Secretario do interior realiza um comunicado nacional sobre a situação de alerta nacional sobre a criatura. Nova Jersey fica isolada com os ataques da criatura e chegam relatos de outras criaturas movendo-se ao norte, desmantelando linhas de força, trilhos e estradas em um esforço de desorganizar a sociedade humana. O resto não me atrevo a contar.
Minha opinião...
Como ainda não li o livro, tomarei como base esta narrativa de Welles sobre a história. Achei incrível a forma que Orson conta a história, principalmente, ao inserir noticias "fakes" através de entrevistas em campo com testemunhas, especialistas e autoridades. Não consigo imaginar o tamanho do horror e pânico que esse programa causou aos ouvintes que ali caíram por engano, ao sintonizarem a rádio, no meio do programa. Em um tempo em que o rádio era o principal meio de comunicação e ao qual não era dado o questionamento. Noticiar uma invasão alienígena ao vivo, deve ter causado grandes transtornos à população desavisada. Brilhante história, genial a narrativa, os efeitos...tudo!
Recomendo a todos a escutarem. Deixo aqui abaixo o áudio disponível em português no youtube.
Nenhum comentário
Participe, deixe a sua opinião aqui...