Libertada - A história de Michelle Knight
"Chocante!"
O enredo...
Nascida em uma família disfuncional, uma jovem mãe solteira é raptada pelo pai de uma de suas amiga e mantida em cárcere durante dez anos. Durante o seu sequestro a garota sofreu todos os tipos de violência.
A história...
Libertada, narra a emocionante e dramática história real de Michelle Knight, uma das vítimas do Sequestros de Cleveland, EUA (2002-2013).
De uma infância pobre e filha de uma família disfuncional, Michelle conheceu desde cedo o abandono parental e o abuso sexual. Morando em casas repletas de parentes, não era de se esperar que abusos sexuais não acontecessem. Por muitos anos, Michelle foi vítima de um de seus parentes.
Certa vez, cansada da pobreza, da falta de cuidado dos seus pais e tudo mais que ocorriam ali, decidiu fugir. Michele passou a morar em um latão de lixo embaixo de uma ponte da cidade por quase um ano. Sua situação mudou, quando foi recrutada como aviãozinho de um traficante local. Após a prisão deste traficante, Michelle retornou para debaixo da ponte, quando foi reconhecida e levada pelo seu pai para casa. Lá, sua antiga vida a aguardava.
Na escola, Michelle sofria bullying dos colegas pelo seu mal cheiro e por sua aparência. Quando se diz que havia abandono parental, quero dizer que, não havia nenhum cuidado mesmo! Michelle relata que quase nunca comia refeições quentes e o que comiam, as vezes, era fast food ou comida enlatada, quando comiam. O fogão não funcionava e faltava de tudo na casa. As condições das diversas casa por onde a família passou eram sempre as piores possíveis.
De um relacionamento que teve na escola, Michelle acabou engravidando. Quando o seu filho tinha 2 anos, ela perdeu a guarda do seu filho, devido a uma agressão de um dos parentes, que quebrou a perna do menino. Daí a merda toda acontece de vez. Em 2002, tentando chegar ao encontro quinzenal com a conselheira tutelar e seu filho, Michelle aceitou a carona de Ariel Castro, pai de uma de suas amigas. Castro a levou para a sua casa e a trancou por exatos 10 anos. Nos anos seguintes, mais duas garotas seriam sequestradas, Amanda em 2003 e Gina em 2004. O que se passou naquela casa é indescritível.
Ariel foi condenado e se suicidou na cadeia. As garotas vivem bem.
Que toda a felicidade do mundo as encontrem.
Minha opinião...
Esse tipo de história sempre me faz pensar o quão ruim uma mente humana pode ser. Por outro lado, também me faz admirar a força e a garra dessas jovens que passaram, infelizmente, por situações semelhantes, quando outras alternativas parecem mais fáceis. Também me faz pensar que, se fizéssemos o nosso trabalho direito, as vezes situações como estas poderiam ser minimizadas ou até evitadas. É tão absurdo, que casos como este e outros, poderiam ser evitados se as autoridades ou até vizinhos fossem mais empáticos ou não agissem com descaso. No fim, só rezo para que nada parecido volte a acontecer...acho que esse é um pensamento comum de quem lê livros como este.
Nota: ★★★★☆
Ajude o Blog Página 167, adquirindo este e outros livros pelos links abaixo
Nenhum comentário
Participe, deixe a sua opinião aqui...