Resenha - HQ Ritual Romano (Opinião sincera)
![]() |
Editora Darkside Books |
Só pode ser homenagem...
Caro leitor deste humilde blog, se você chegou aqui na esperança de ler coisas boas sobre a HQ Ritual Romano, lamento decepcioná-lo!
Ritual Romano é o tipo de produto que na falta de opções, vai ele mesmo. Digo isso porque, se você se perguntar quais obras vem à mente sobre o tema exorcismo/possessão demoníaca. Suas respostas, provavelmente serão: O exorcista (que você deve conhecer mais pelo filme de 1973, do que pelo livro), O exorcismo de Emily Rose (2005), Annabelle (2014) e A Freira (2018) por serem mais recentes e talvez, alguns digam O bebê de Rosemary (1968).
Não sou especialista na temática, contudo podemos perceber que a maior parte do que sabemos sobre o tema, muito provavelmente, é devido aos filmes e não aos livros. Isto porque, não há tantas publicações assim. No máximo, você encontrará os livros: O exorcista, O bebê de Rosemary, Exorcismo: A história real , Legião, os livros sobre Ed & Lorraine Warren (Demonologistas, Lugar Sombrio,Vidas Eternas, Invocadores do Mal e Os Maiores Demonologistas Do Mundo) e mais algumas poucas publicações de cunho religioso. Me refiro a este fato, para lembrar que o que existe sobre, foi escrito há anoooss ou décadassss, e que não há uma renovação relevante.
Ritual Romano, na minha humiiiildeeee opiniãoooo, perdeu a oportunidade de trazer uma renovação ao querer fazer "certas homenagens" (para não dizer outra coisa) as histórias, falas, cenas e roteiros já surrados (de tão vistos). Duvida? Então vamos lá:
Sinopse da HQ no site da Darkside Books:
Trocando algumas poucas palavras, veja o que te lembra: "Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos de Robert Langdon, simbologista da Harvard, que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Langdon terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli — uma freira tão infernal quanto o espírito derrotado por Ed & Lorraine Warren, retratado na franquia Invocação do Mal, de James Wan."
"Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos do padre John Brennan, um exorcista renegado que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Brennan terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli — uma freira tão infernal quanto o espírito derrotado por Ed & Lorraine Warren, retratado na franquia Invocação do Mal, de James Wan."
![]() |
Editora Arqueiro |
Trocando algumas poucas palavras, veja o que te lembra: "Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos de Robert Langdon, simbologista da Harvard, que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Langdon terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli — uma freira tão infernal quanto o espírito derrotado por Ed & Lorraine Warren, retratado na franquia Invocação do Mal, de James Wan."
Ainda não está convencido? Então vamos lá ver as certas "Homenagens".
Na HQ Ritual Romano, o Padre John Brennan tem o seu tórax perfurado por uma haste metálica ao confrontar a Freira demoníaca. (Repare como a posição do braço e o jogo de luz e sombra, remete ao galho de uma árvore).
Onde será que já vimos esta cena?
No filme Invocação do Mal 2, Lorraine Warren é assombrada por uma Freira demoníaca que mostra uma visão de Ed Warren, tendo o seu tórax perfurado por uma espécie de galho de árvore.
![]() |
Invocação do Mal 2 (2016) |
Ainda há a própria Freira demoníaca que claramente é uma referência a personagem do Universo de Ed & Lorraine Warren.
Não menos importante, é o início da história, a qual remete-se diretamente ao filme O Exorcista de 1973. Na produção cinematográfica, temos o Padre Lankester Merrin (especialista em exorcismos), em uma escavação no norte do Iraque (região remota) que, posteriormente é convocado por Roma para ajudar em caso de possessão demoníaca. Na graphic novel, somos levados a uma comunidade ribeirinha na Colômbia, às margens do Rio Amazonas. Lá conhecemos o Padre John Brennan, também reconhecido como especialista em exorcismos, sendo convocado por Roma para ajudar em um caso de possessão.
![]() |
Padre Lankester Merrin |
As homenagens ao filme não encerram-se por ai, em dado momento da história, um dos personagens possuídos cita, literalmente, a obra de William Peter Blatty da seguinte forma:
Possuído: - Ah! Poupe-nos dessa imitação barata do Padre Karras!
![]() |
Padre Damien Karras |
Damien Karras é jovem padre da Universidade de Geogetown e responsável por prestar apoio psicológico aos padres da comunidade. O personagem é caracterizado por ter um físico atlético, parecido com um boxeador e psicologicamente, ele é marcado pela perda da sua mãe, fato este que abala profundamente a sua fé.
O interessante é que o personagem da HQ, o Padre John Brennan, também apresenta um físico atlético e a sua fé na Igreja abalada.
No primeiro encontro entre Regan e o Padre Karras, a menina possuída diz a seguinte
Padre Karras: - Cadê a Regan? Regan: - Aqui com a gente.
Padre Karras: - Me mostre a Regan que eu solto uma das correias.
Regan: - Pode ajudar um antigo sacristão, Padre?
Regan: - Sua mãe está aqui com a gente, Karras...
Na HQ temos o seguinte dialógo entre vítima e exorcista:
Vítima - Somos muitos aqui dentro, Brennan. Seu amigoRichard também está qui. Quer dizer "oi"?Exorcista - Hum...que falta de originalidade! Agora vai dizer imitar a voz da minha falecida mãe?
E por aí vão as coincidências/homenagens/cópia/qualquer nome que você queira dar:
- Menina adolescente possuída e amarrada na cama;
- Vítima flutuando;
- Possuído vomitando e etc...
E a séria não ficou de fora....
![]() |
The exorcist (2016) |
![]() |
Padre Marcus Brennan |
O Padre Marcus Brennan da série, é um padre exorcista de personalidade forte e reconhecido pela Igreja pelo trabalho, contudo o seu jeito pouco ortodoxo, o leva a ser expulso da ordem religiosa e em alguns momentos, também o leva a questionar a sua própria fé (aonde já vimos isso?).
Minha opinião...
Fiquei, extremamente, decepcionado ao ler a obra, não pela arte que é boa, mas pelo roteiro que não é nada original. O roteiro é uma grande mistura de elementos das principais obras, onde o elemento que seria o inovador, já foram apresentados na série e no Universo de Ed e Lorraine Warren, ou seja, a ideia de religiosos sendo possuídos para abalar a fé na religião. Acho que o autor perdeu a oportunidade de contribuir com o tema, fazendo um caça níquel para àqueles que procuram novidades sobre o tema. Embora a Darkside tenha realizado um belo trabalho gráfico, não me orgulho de ter este material a minha estante.
Nota: ☆☆☆☆☆ (zero estrelas)
Nota: ☆☆☆☆☆ (zero estrelas)
Nenhum comentário
Participe, deixe a sua opinião aqui...