Header Ads

Resenha - HQ Ritual Romano (Opinião sincera)

Editora Darkside Books

Só pode ser homenagem...



Caro leitor deste humilde blog, se você chegou aqui na esperança de ler coisas boas sobre a HQ Ritual Romano, lamento decepcioná-lo!

Ritual Romano é o tipo de produto que na falta de opções, vai ele mesmo. Digo isso porque, se você se perguntar quais obras vem à mente sobre o tema exorcismo/possessão demoníaca. Suas respostas, provavelmente serão: O exorcista (que você deve conhecer mais pelo filme de 1973, do que pelo livro), O exorcismo de Emily Rose (2005), Annabelle (2014) e A Freira (2018) por serem mais recentes e  talvez, alguns digam O bebê de Rosemary (1968).

Não sou especialista na temática, contudo podemos perceber que a maior parte do que sabemos sobre o tema, muito provavelmente, é devido aos filmes e não aos livros. Isto porque, não há tantas publicações assim. No máximo, você encontrará os livros: O exorcista, O bebê de Rosemary, Exorcismo: A história real , Legião,  os livros sobre Ed & Lorraine Warren (Demonologistas, Lugar Sombrio,Vidas Eternas, Invocadores do Mal e Os Maiores Demonologistas Do Mundo) e mais algumas poucas publicações de cunho religioso. Me refiro a este fato, para lembrar que o que existe sobre, foi escrito há anoooss ou décadassss, e que não há uma renovação relevante. 

Ritual Romano, na minha humiiiildeeee opiniãoooo, perdeu a oportunidade de trazer uma renovação ao querer fazer "certas homenagens" (para não dizer outra coisa) as histórias, falas, cenas e roteiros já surrados (de tão vistos). Duvida? Então vamos lá:

Sinopse da HQ no site da Darkside Books:
"Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos do padre John Brennan, um exorcista renegado que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Brennan terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli — uma freira tão infernal quanto o espírito derrotado por Ed & Lorraine Warren, retratado na franquia Invocação do Mal, de James Wan."
Editora Arqueiro

Trocando algumas poucas palavras, veja o que te lembra: "Quando um bispo morre de maneira cruel, as últimas esperanças estão nas mãos de Robert Langdon, simbologista da Harvard, que a alta cúpula da Igreja considera ser um traidor. Convocado para enfrentar o mal que se entranha por trás dos muros do lugar sagrado, Langdon terá que encarar seus próprios demônios e a diabólica irmã Maria Giorgielli — uma freira tão infernal quanto o espírito derrotado por Ed & Lorraine Warren, retratado na franquia Invocação do Mal, de James Wan."


Ainda não está convencido? Então vamos lá ver as certas "Homenagens".


Na HQ Ritual Romano, o Padre John Brennan  tem o seu tórax perfurado por uma haste metálica ao confrontar a Freira demoníaca. (Repare como a posição do braço e o jogo de luz e sombra,  remete ao galho de uma árvore).

Onde será que já vimos esta cena?

No filme Invocação do Mal 2, Lorraine Warren é assombrada por uma Freira demoníaca que mostra uma visão de Ed Warren, tendo o seu tórax perfurado por uma espécie de galho de árvore.


Invocação do Mal 2 (2016)

Ainda há a própria Freira demoníaca que claramente é uma referência a personagem do Universo de Ed & Lorraine Warren.

.

.

Não menos importante, é o início da história, a qual remete-se diretamente ao filme O Exorcista de 1973. Na produção cinematográfica, temos o Padre Lankester Merrin (especialista em exorcismos),  em uma escavação no norte do Iraque (região remota) que, posteriormente é convocado por Roma para ajudar em caso de possessão demoníaca. Na graphic novel, somos levados a uma comunidade ribeirinha na Colômbia, às margens do Rio Amazonas. Lá conhecemos o Padre John Brennan, também reconhecido como especialista em exorcismos, sendo convocado por Roma para ajudar em um caso de possessão.

Padre Lankester Merrin
As homenagens ao filme não encerram-se por ai, em dado momento da história, um dos personagens possuídos cita, literalmente, a obra de William Peter Blatty da seguinte forma:

Possuído: - Ah! Poupe-nos dessa imitação barata do Padre Karras!

Padre Damien Karras


O religioso citado é o mesmo Padre Damien Karras do livro e do filme, O exorcista. 
Damien Karras é jovem padre da Universidade de Geogetown e responsável por prestar apoio psicológico aos padres da comunidade. O personagem é caracterizado por ter um físico atlético, parecido com um boxeador e psicologicamente, ele é marcado pela perda da sua mãe, fato este que  abala profundamente a sua fé.

O interessante é que o personagem da HQ, o Padre John Brennan, também apresenta um físico atlético e a sua fé na Igreja abalada.

No primeiro encontro entre Regan e o Padre Karras, a menina possuída diz a seguinte

Padre Karras: - Cadê a Regan? Regan: - Aqui com a gente.
Padre Karras: - Me mostre a Regan que eu solto uma das correias.
Regan: - Pode ajudar um antigo sacristão, Padre?
Regan: - Sua mãe está aqui com a gente, Karras...

Na HQ temos o seguinte dialógo entre vítima e exorcista:
Vítima - Somos muitos aqui dentro, Brennan. Seu amigoRichard também está qui. Quer dizer "oi"?Exorcista - Hum...que falta de originalidade! Agora vai dizer imitar a voz da minha falecida mãe?


E por aí vão as coincidências/homenagens/cópia/qualquer nome que você queira dar:
  • Menina adolescente possuída e amarrada na cama;
  • Vítima flutuando;
  • Possuído vomitando e etc...

E a séria não ficou de fora....

The exorcist (2016)

Para complementar, ainda há as menções a série " The Exorcist" (2016), produzida pela Fox, cujo um dos protagonistas "empresta" o nome e a personalidade ao personagem da HQ, o Padre Marcus Brennan.

Padre Marcus Brennan


O Padre Marcus Brennan da série, é um padre exorcista de personalidade forte e reconhecido pela Igreja pelo trabalho, contudo o seu jeito pouco ortodoxo, o leva a ser expulso da ordem religiosa e em alguns momentos, também o leva a questionar a sua própria fé (aonde já vimos isso?).

Minha opinião...

Fiquei, extremamente, decepcionado ao ler a obra, não pela arte que é boa, mas pelo roteiro que não é nada original. O roteiro é uma grande mistura de elementos das principais obras, onde o elemento que seria o inovador, já foram apresentados na série e no Universo de Ed e Lorraine Warren, ou seja, a ideia de religiosos sendo possuídos para abalar a fé na religião. Acho que o autor perdeu a  oportunidade de contribuir com o tema, fazendo um caça níquel para àqueles que procuram novidades sobre o tema. Embora a Darkside tenha realizado um belo trabalho gráfico, não me orgulho de ter este material a minha estante.

Nota: ☆ (zero estrelas)

Nenhum comentário

Participe, deixe a sua opinião aqui...

Tecnologia do Blogger.